Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Querem as bênçãos, mas não querem a disciplina

Publicado originalmente em 9/mar/2009. Texto editado.

P.S.: "Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca." Salmo32.3,4
"Por causa de tua ira todo o meu corpo está doente; não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado. As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável. Minhas feridas cheiram mal e supuram por causa da minha insensatez." Salmo38.3-5


"Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Eterno, o seu Pai: Vocês serão abençoados..." Deuteronômio28.2,3a

Nesses últimos anos muitas músicas foram feitas com esse texto. Muitas mesmo. E as pessoas passaram a acreditar nessa promessa. Mas eu queria entender como acreditam que vão ser abençoadas.

O texto diz se obedecerem, essas bênçãos os acompanharão. Se obedecerem a quê? Eu realmente queria entender. Porque há um ensino predominante de que a Lei, os preceitos, os mandamentos do Eterno não são para os religiosos de hoje, dizem que a Torah foi somente para o povo de Israel, e para o povo daquela época. Quer dizer, alguns mandamentos eles aboliram, porque ainda pregam obediência a mandamentos que são convenientes para eles, e pregam obediência a nove dos chamados Dez Mandamentos - sim, porque o quarto mandamento (guardar o sábado) foi abolido por eles. Até inventaram que o sábado foi substituído pelo domingo, mas não guardam o domingo, porque o domingo deve ser o dia que o religioso mais trabalha: é culto de manhã, culto à noite, reunião disso, reunião daquilo, ensaio, evangelismo etc etc. Ufa! Como se tivessem que fazer no domingo tudo o que não fazem durante a semana. Enfim, essa não é questão...

A questão é que o texto citado está falando de obediência às instruções da Torah [Pentateuco], que está dentro do que eles chamam de "Antigo Testamento". Então, pela lógica, se estão cantando um texto do "Antigo Testamento", devo entender que a Torah  deve ser obedecida para que essa promessa do texto se cumpra. E a Torah, a Lei de Moisés, é muito maior do que os chamados Dez Mandamentos (sendo que para eles só nove são válidos, lembra?), há muitos outros mandamentos ignorados, como os que falam dos animais impuros, as festas bíblicas como estatuto perpétuo, e muitos outros que foram abolidos pelos religiosos, mas não foram abolidos pelo Eterno. Sim, há mandamentos impossíveis de cumprir hoje em dia, e falo sobre isso neste texto do meu blog-livro, mas isso não significa que não devemos cumprir os que podemos. Uma coisa é querer, outra é não poder.

Então realmente não entendi. Porque quando eu falo que a Torah diz que não devemos comer carne de porco, camarão, lula, peixe sem escamas etc, os mesmos religiosos que cantam essas músicas me olham atravessado e às vezes zombam de mim. Quando falo que devemos guardar o sábado, perguntam se virei sabatista etc e me chamam de herege. Então, o que acreditam que se deve obedecer? Alguém me explica, por favor.

E aí vem a segunda questão. O texto que eles cantam, Deuteronômio 28, tem 68 versículos. De 1 a 14 há descrição das bênçãos. De 15 a 68 há uma relação das maldições. Então eu pergunto: quando é que vão fazer uma música sobre esses outros - pera aí que vou abrir a calculadora - 54 versículos?

Porque também quando falo que as doenças são consequências de pecado, me olham esquisito e começam o discurso do "não tem nada a ver" e dão aulas sobre medicina. Mas os hospitais estão cheios de religiosos doentes, e muitos podiam não estar doentes se apenas reconhecessem o pecado, pedissem perdão e procurassem não repetir o erro. Tanta gente doente sem saber o motivo, mas era só fazer um bom exame de consciência e perguntar ao Eterno onde foi que errou, e poderia não estar sofrendo com tantas enfermidades e tragédias. Até uma simples dor de barriga pode ser consequência de algum pecado. Mas infelizmente os religiosos ensinam erroneamente que não se deve perguntar o porquê das enfermidades e tragédias, então não descobrem as causas e não podem ficar livres das consequências dos seus pecados.

Triste isso, o povo sendo enganado dessa forma, muito triste. Tanta gente sofrendo por falta de conhecimento, por causa de uma teologia da graça barata. Mas em Deuteronômio 28 tem uma lista enorme de doenças em consequência da desobediência à Torah. Quase todas as maldições falam de enfermidades. Já leu?

P.S.: E mais triste ainda é quando a pessoa está sofrendo um castigo tão óbvio, que só não vê quem não quer, porque a pessoa está sofrendo exatamente pelo que fez outra pessoa sofrer, ou ela vive a mesma situação de alguém que foi vítima de uma mentira que ela falou, prova do próprio veneno, ou o castigo é tão "olho por olho" e a pessoa não percebe, não reconhece seu pecado, não conserta o que fez de errado, ou não restitui o que roubou da outra. E a pessoa passa por um castigo às vezes bem difícil e tanto sofrimento que poderia ter sido evitado com um simples pedido de perdão.

Então eu ainda não entendi. Cantar que as bênçãos me seguirão pode (se eu obedecer, é claro, mas isso não está nas músicas), cantar que as maldições me atingirão se eu não obedecer, isso não pode. É, realmente ficou difícil de entender. São dois pesos e duas medidas? E onde fica o "se obedecerem"? Queremos que as bênçãos nos sigam, mas não queremos obedecer.

Sei lá, às vezes penso que lemos bíblias diferentes.

Enfim, você pode me criticar, zombar de mim, que vou continuar perseguindo a obediência. Eu quero obedecer, porque quero ser abençoada com todas as bênçãos de Deuteronômio 28, quero qualidade de vida, e não quero as maldições que estão lá no texto. E obedecer à Torah significa qualidade de vida. Ainda não cheguei lá, mas vou chegar. E eu obedeço por amor, não por legalismo. Quero chegar ao nível de Davi e dizer "quanto amo a tua Lei", "a Lei do Eterno é perfeita" (Salmo 119 fala disso o tempo todo, leia).

Estou cansada de religioso hipócrita. Estou cansada das zombarias por eu querer obedecer. Estou cansada mesmo. Se você não quer obedecer, problema seu. Mas lembre-se que também está escrito:

"Entretanto, se vocês não obedecerem ao Eterno, o seu Pai, e não seguirem cuidadosamente todos [TODOS] os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão: Vocês serão amaldiçoados..." Deuteronômio 28.15

Leia também Síndrome de querer ser como Jó.

Nenhum comentário: