Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

sábado, 23 de setembro de 2017

Dez dias de teshuvah até Yom Kipur - Terceiro dia

Vidui
"Nosso Pai e Pai de nossos pais, que a nossa oração chegue até a Tua presença. Não te esquives de aceitar nossas súplicas, pois não somos tão arrogantes e obstinados a ponto de declarar, diante de Ti, Eterno, nosso Pai e Pai de nossos pais, que somos justos e que não pecamos. Mas, pelo contrário, nós e nossos antepassados pecamos.
Pecamos, traímos, roubamos, falamos em linguagem vil. Cometemos iniquidades e praticamos o mal, pecamos intencionalmente, praticamos atos de violência, forjamos falsidades. Aconselhamos ao mal, mentimos, escarnecemos, rebelamo-nos, blasfemamos, juramos em vão e falsamente, transgredimos, oprimimos, fomos obstinados. Agimos mal, corrompemos, procedemos abominavelmente, desencaminhamo-nos, enganamos.
Desviamo-nos dos Teus bons preceitos e das Tuas ordenações, e isso não nos trouxe proveito. Mas Tu és justo em tudo quanto vem contra nós, pois Tu fizeste a verdade e nós praticamos o mal."
(Vidui, ou confissão, é uma parte de suma importância na liturgia de Yom Kipur, saiba mais sobre vidui)

O que é teshuvah

Um comentário:

Aurea disse...

Impossível fazer tais confissões e não se sentir vestido com panos de saco ... Impossível declarar tais palavras e não sentir a alma totalmente exposta ao Eterno. Como é duro e lindo caminhar para Yom Kipur!