Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tudo é culpa de 'Deus'

Quando comecei a estudar e falar sobre libertação, uma das frases que mais ouvia era: “Esse povo de libertação diz que tudo é culpa do diabo, isso tira a responsabilidade dos homens sobre seus atos”. Claro que esse é o argumento de quem nunca leu um livro sobre o assunto, é a frase de quem não-comeu-e-não-gostou. Quem pensa assim passa atestado de ignorância, porque libertação séria é exatamente ao contrário, mostra que as coisas acontecem como consequência dos nossos atos e não porque o "diabo" resolveu atacar sem motivo.

Mas passei a observar que os religiosos que criticam libertação dizem que tudo é culpa de Deus, porque tudo é da “vontade de Deus”, e também tiram a responsabilidade dos homens sobre suas escolhas. Assim, se acontece uma tragédia, como uma enchente ou tromba d’água, dizem que foi Deus que mandou, permitiu ou coisa parecida. E eles insistem em dizer que Deus não castiga, apesar de a Bíblia dizer isso várias vezes. Se a pessoa fica doente, “é a vontade de Deus”, se fica curada, “Deus é fiel”. Se morre, “Deus quis assim”. E por aí vai.

Afinal, quando vai ser culpa do homem? Quando vamos assumir que a guerra é nossa, que os problemas são criados por nós, que nosso pecado traz consequências?

Nenhum comentário: