Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Ótima explicação sobre o movimento contra violência obstétrica e a favor do parto normal




"Carta a todas as mulheres que eu amo, independente de suas escolhas :
Um profissional de saúde tem que ser muito hipócrita para falar em "ditadura do parto normal" num país com 90% de cesáreas na rede particular e 50% na rede pública, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda no máximo 15% de cesáreas para TODOS os países .
É hipócrita quem diz que o movimento de humanização quer obrigar todas as mulheres a parir. O movimento quer o contrário disso ! Quer oferecer escolhas.
Muito se engana a mulher que pensa que optou por uma cesárea no Brasil.
Não, você não optou. Você foi obrigada a isso !
Qual era a outra opção que você tinha à cesárea ? Um parto violento, com epsiotomia, Kristeller, xingamentos e humilhações.
Quando a única alternativa para se proteger da violência, é acatar as ordens do violentador, não podemos falar em escolha.
Nem mesmo aquelas cujos médicos disseram que poderiam ter um parto normal, e que ainda assim "optaram" pela cesariana. Não, vocês NÃO OPTARAM !
Se você cresce numa cultura cesarista, onde o parto normal é demonizado, onde te dizem que seu bebê ficará deficiente por causa do parto, que você ficará com a vagina larga, que sofrerá violências e humilhaçoes . E nessa última parte, a da violência, devo concordar que infelizmente tem sido assim.
Mas NÃO tem que ser assim ! Entenda amiga, não tem que ser assim !
Quando você ouve até de seu médico que o parto normal é o vilão da história, você não opta pela cesárea, você foge para o único caminho que te parece seguro, para proteger a tua vida e a vida do teu bebê.
Você não é estúpida por pensar que optou pela cesárea e não é culpada por isso. Fez o seu melhor, lutou com as armas que te eram disponíveis !
Mas e se tivesse alguém tivesse te mostrado um outro caminho ?
Se alguém tivesse te acolhido, escutado os teus medos e dito que você é capaz, que seu corpo é maravilhoso e perfeito para parir, que existe analgesia para o parto, que você merece ser tratada como uma rainha nesse momento tão especial, e te mostrasse dados científicos que provam que esse é o caminho mais seguro para você e para o teu bebê ?
Se alguém tivesse dito que violência, mutilaçoes e humilhaçoes nao pertencem ao parto normal, que são imposições de profissionais mau treinados e de um sistema de saúde falido ?
Será que ainda assim vc teria feito seguido o caminho contrário ?
E se sim, se ainda assim você preferisse a cesariana, mesmo sabendo que esta apresenta um risco maior a vida de seu filho e a tua, aqui sim, nós poderíamos falar de escolha. E melhor que isso, uma escolha consciente.
É isso que o movimento de humanizaçao deseja, que você possa optar de verdade.
Citando a obstetra humanista, pesquisadora e professora de medicina Carla Andreucci Polido : " A literatura respalda o que eu observei em minha prática. Mulheres não querem cesariana, mulheres querem ser bem tratadas. "
Nosso desejo não é abolir as cesáreas eletivas e menos ainda obrigar todas as grávidas a terem parto normal.
Nosso desejo é mostrar que o parto normal pode ser tão bonito e tranquilo, que a escolha pela cesárea fará pouco sentido."

Nenhum comentário: