Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Yom Teruah: Toquem a trombeta em Sião

Hoje, ao pôr-do-sol, começa Yom Teruah, Dia das trombetas, convocando o povo para Yom Kipur, Dia do Perdão, que será dia 8/out. Hoje também será noite de Rosh Hashanah, ano novo civil em Israel. SHANÁ TOVÁ, feliz 5772 a todos.

Yom Teruah - Dia das trombetas, convocando o povo para Yom Kipur, Dia do Perdão.

"Disse o Eterno a Moisés: ‘Diga o seguinte aos israelitas: Estas são as minhas festas, as festas fixas do Eterno, que vocês proclamarão como reuniões sagradas: 
Disse o Eterno a Moisés: ‘Diga também aos israelitas: No primeiro dia do sétimo mês vocês terão um dia de descanso, uma reunião sagrada, celebrada com toques de trombeta. Não realizem trabalho algum, mas apresentem ao Eterno uma oferta preparada no fogo’." Levítico 23 (trechos)

"Toquem a trombeta em Sião; dêem o alarme no meu santo monte. Tremam todos os habitantes do país, pois o dia do Eterno está chegando. Está próximo!
O Eterno levanta a sua voz à frente do seu exército; Como é grande o seu exército! Como são poderosos os que obedecem à sua ordem! Como é grande o dia do Eterno! Como será terrível! Quem poderá suportá-lo?
'Agora, porém', declara o Eterno, 'voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.'
Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Eterno, para o seu Pai, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.

Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem uma assembléia sagrada." Joel 2 (trechos)

"Quando chegou o sétimo mês e os israelitas tinham se instalado em suas cidades, todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Eterno dera a Israel.
Assim, no dia primeiro do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembléia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender.
Ele a leu em voz alta desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei.
O escriba Esdras estava numa plataforma elevada, de madeira, construída para a ocasião. Ao seu lado, à direita, estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
Esdras abriu o livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o livro, o povo todo se levantou.
Esdras louvou o Eterno, o grande Criador, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém! " Então eles adoraram o Eterno, prostrados, rosto em terra.
Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali.
Leram o Livro da Lei do Eterno, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido.
Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: 'Este dia é consagrado ao Eterno. Nada de tristeza e de choro!' Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei.
E Neemias acrescentou: 'Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Eterno. Não se entristeçam, porque a alegria do Eterno os fortalecerá'.
Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: 'Acalmem-se porque este é um dia santo. Não fiquem tristes!'
Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para comemorar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas." 
Neemias 8.1-12

Leia também

Nenhum comentário: