Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Culpado de TODA a Lei? Será?

Up. Publicado originalmente em 14/abr/2011

"Se vocês me amam, obedecerão aos [TODOS] meus mandamentos." João14.15
E "Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos [TODOS] seus mandamentos. Aquele que diz: 'Eu o conheço', mas não obedece aos [TODOS] seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele." 1João2.3,4


Um dos textos usados pelos que condenam os que querem cumprir a Lei, principalmente a guarda do sábado e a alimentação bíblica, é este: "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente." Tiago2.10.

Basta uma lida rápida em todo o capítulo para entender que o texto foi completamente retirado do seu contexto e usado com sentido totalmente contrário pelos religiosos. Leia e você vai ver claramente que o texto está defendendo o cumprimento de toda a Lei.

Mas quero continuar pensando no argumento que usam para condenar quem entende que a Lei não foi abolida, porque o texto é usado como ameaça: "Ah, então você tem que cumprir TODA a Lei, porque se falhar em um só mandamento vai ser condenado".

Bem, se fosse seguir isso que eles inventaram que o texto fala, então ninguém deveria cumprir um só mandamento da Lei. Será que entendi direito? Se eles dizem que a pessoa não deve cumprir a Lei porque não pode falhar um só mandamento, então não deve cumprir nada.

Se é assim, então por que ensinam que não se pode adulterar, matar, roubar? Pelo entendimento que os religiosos têm do texto, a pessoa pode fazer tudo isso. Se não precisa guardar o sábado, então pode adulterar, cobiçar, fazer imagens de escultura etc etc.

Só me resta repetir: Teologia é o teólogo fingindo que explica e o povo fingindo que entende. Porque essa interpretação é impossível engolir e não passa pelo teste do contexto e da lógica.

‎"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos." João14.15. Mas é obedecer a TODOS os mandamentos, inclusive guardar o sábado e não comer animais impuros. Não se pode escolher alguns para obedecer e outros para ignorar. A Lei não foi abolida. Ou então rasgue o chamado Antigo Testamento e jogue fora. Ah, rasgue os evangelhos também e siga apenas a má interpretação e deturpação que fizeram das cartas de Paulo.

Nenhum comentário: