Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

domingo, 1 de junho de 2014

Receitas e dicas 59: Pão quentinho a toda hora!

Tem P.S. de novo.

P.S.: Não, eu ainda não estava feliz com meus pães. E ultimamente estavam horríveis, fiquei testando outras farinhas, porque as boas são difíceis de encontrar e o resultado era desanimador, estava quase desistindo de ser padeira. Foi então que encontrei este vídeo e estou testando as receitas e o modo totalmente diferente de fazer. Ainda uso a máquina, mas somente para sovar e não deixo ela esquentar, bato um pouco, desligo, começo de novo, e depois abri a massa com rolo. E parece que agora estou começando a pegar o jeito. Não usei melhorador, usei amido de milho na medida que ele sugeriu e suco de limão ou raspas de casca de limão. [P.S.: E lógico, claro, óbvio que não usei margarina, usei azeite ou óleo de coco.] Segue o vídeo:




E olha como ficaram meus primeiros pães seguindo
a receita do vídeo, lindinhos.

Postagem original publicado em 10/jul/2013

Levei 45 anos para começar a fazer pão caseiro, demorei, mas comecei. E estou amando a brincadeira. Se eu soubesse que fazer pão em casa era tão bom, teria tido coragem antes. Mas nunca é tarde para mudar.

E tenho algumas perguntas sobre pão caseiro:
1 - Por que demorei tanto tempo para descobrir que posso fazer pão?
2 - Por que pão caseiro é tão leve que a gente come e logo fica com fome de novo? E alguém me responde que deve ser porque não tem bromato. E aí vou pesquisar o que é bromato. Hã? Devia ter pesquisado sobre isso há muito tempo. Só agora vi isso, e está proibido no Brasil. Mas as padarias perto de casa parecem que não "sabem" disso, porque o pão francês tem toda característica de pães com bromato, segundo o que li nas pesquisas. E nós comemos veneno todos esses anos, triste.

Sim, confesso que só comecei a fazer pão em casa quando ganhei uma máquina panificadora. É, nunca tive coragem para sovar a massa, mas a máquina é tudo de bom.

Então, depois de um ano testando e inventando pães na minha máquina, resolvi trazer algumas dicas do que aprendi com minha experiência. Algumas dicas são para quem tem uma panificadora (a minha é da Britânia) e segue as receitas do livrinho:

1 - Sempre acrescento um ovo em todas as receitas, mesmo que a receita não peça. Além de ficar mais nutritivo, percebi que com o ovo o cheiro do pão fica menos enjoativo. Sou muito sensível a cheiro forte, e acho que o pão sem ovo fica com cheiro de fermento, sei lá. Até na massa de pizza acrescento um ovo e fica deliciosa.
2 - Acrescento amido de milho e raspas de casca de limão ou suco de limão (duas colheres de sopa, mais ou menos, não meço, corto um terço do limão e espremo direto na forma) na massa do pão caseiro, isso ajuda a ficar mais macio. O amido e limão substituem o melhorador de pão.
3 - Por causa do ovo e do limão, diminuo a quantidade de água para meio copo (pão de 450 g). E quase sempre uso metade água e metade soro do iogurte
4 - E já que falei em assar o pão no forno elétrico e não na máquina, eis a quinta dica. Quase sempre asso o pão no forno elétrico. Tiro da máquina faltando 1h15min do tempo final, assim que termina de misturar, ou seja, 15 minutos antes de começar a assar coloco na forma de pão, ou em um tabuleiro, dou a forma que quero, cubro com um pano, coloco dentro do forno desligado, sem aquecer o forno antes (às vezes ligo o forno rapidinho, tipo um minuto, no mínimo, e desligo logo, só para fazer um ambiente morninho) e deixo descansar por uma hora. [Se o clima estiver frio, fecho janelas e portas da cozinha, e se for o caso acendo o forno a gás e deixo a porta aberta para aquecer a cozinha antes de tirar a massa da máquina, porque pão não gosta de frio]. Não mexo muito na massa, apenas coloco no tabuleiro forrado com papel manteiga e estico um pouco a massa para ficar mais baixa. Assar no forno elétrico é bem mais rápido, o meu assa em meia hora e na máquina leva uma hora para assar, ou seja, metade do tempo. E não gosto do formato do pão na máquina, fica muito alto, difícil de cortar. E não gosto da textura da casca do pão assado na máquina, fica meio dura, mesmo selecionando a cor clara, mas no forno o pão fica moreninho, como eu prefiro, e a casca não fica dura. Também não gosto do cheiro da máquina assando o pão (eu e os cheiros, rsrs) e no forno elétrico (ou a gás) o cheiro do pão assando invade a casa, é uma delícia. O forno elétrico é melhor que o forno a gás, porque ele mantém a mesma temperatura, mas se não tem elétrico, experimente no forno a gás.
5 - E tenho outros dois segredinhos: às vezes coloco um pouco de semolina [P.S.: semolina somente nas massas finas, tipo pizza, empanadas e quiche] e/ou um pouco de polvilho doce na massa. Duas colheres de sopa de cada, para uma receita de pão de 450 g [P.S.: somente quando quero um pão mais crocante, porque o polvilho faz essa função]. E também acrescento duas colheres de aveia flocos finos. Pães muito mais nutritivos e ficam deliciosos e mais macios.
6 - Também acrescento mel nas receitas de pães mais doces. O nosso preferido é o pão de passas e nozes. Uso a receita de pão de passas do livrinho com minhas alterações acima e acrescento nozes picadas, ou castanha brasileira (do Pará).
7 - Outro pão preferido aqui em casa é o pão com azeitonas picadas e nozes picadas. Nesse caso uso a receita de pão branco tradicional, com as alterações acima, e acrescento as azeitonas e as nozes.
8 - Também gosto muito de colocar ervas no pão salgado, como orégano ou ervas de Provence.
9 - Por fim, quando a receita é de pão doce, gosto muito de substituir metade da água por leite de coco.
P.S.2: 10 - Sempre medir a farinha depois de peneirar. Isso serve para bolos também.
P.S.3: 11 - A dica nova é bater muuuuito. Ainda não havia conseguido acertar na receita da focaccia, e virou questão de honra. Em um dia fiz três, testando jeitos diferentes, e nenhuma ficou boa, aliás, ficaram horríveis, uma joguei fora inteira, de tão dura que ficou. Mas antes eu já havia feito uma que ficou quase no ponto, e fiquei tentando me lembrar o que havia feito diferente, e aí me lembrei que havia colocado para bater no ciclo pizza, que a minha máquina bate a massa por meia hora, e no mesmo dia li uma receita de pão sovado, e a blogueira dizia que colocava a máquina para misturar a massa duas vezes seguidas, então desconfiei que era isso que eu deveria fazer, deixar a massa bater mais tempo (porque gosto de assar no forno, mas se assar na máquina acho que não precisa). E aí testei bater duas vezes (uma no ciclo normal, e outra no ciclo pizza, ou uma no ciclo rápido e outra no ciclo pizza). Ahá! Funcionou. Finalmente uma focaccia parecidíssima com a que comíamos nosso ex-restaurante italiano preferido, ex porque ele fechou há anos. E agora já invento gracinhas nas focaccias: coloquei queijo parmesão ralado em casa e pedaços de tomates por cima, antes de assar, também já coloquei azeitonas por cima e foi a mais elogiada. Então, todos os pães que vou assar no forno comum vão ficar batendo mais tempo.

Espero ter ajudado e inspirado você a começar a fazer pão em casa. É muito mais saudável e é um prazer enorme sentir o cheirinho do pão quentinho invadindo a casa.

Ah, e claro que preciso contar a história trágica. Quando ainda estava quase traumatizada e desmotivada de fazer pão, antes de dobrar a quantidade de fermento, compramos pão na padaria e comemos por uns dois ou três dias. O resultado é que meu intestino resolver prender como há muito tempo não fazia. A tragédia serviu para me mostrar que o pão industrializado, mesmo o da padaria, realmente tem muita química, e que as mudanças que fizemos na nossa alimentação estão nos fazendo muito bem. Graças à teshuvah, que me levou a querer aprender a fazer pão, pizza, molho de tomate etc em casa, para garantir uma alimentação mais pura biblicamente falando, e com isso ganhei também uma alimentação mais saudável e natural.

O assunto é pão, mas hoje é o Dia da Pizza e resolvi comemorar fazendo pizza em casa: uma de champignon, tomates e pimentão, e outra de banana com chocolate. Leva a mal, não, mas não troco minha pizza caseira por nenhuma pizza de restaurante deste mundo.

Minha pizza caseira, com tomate, pimentão vermelho, pimentão verde,
 molho de tomate caseiro, abobrinha (só na minha metade, rsrs) e azeitonas.

Nenhum comentário: