Um pouco de tudo, muito sobre mim, meu olhar sobre o mundo, minhas dicas culinárias e meu caminho de teshuvah. Penso, logo questiono. Questiono, logo incomodo. A certeza de estar no caminho certo e a sensação de que "tem alguma coisa errada" de-sa-pa-re-ceu.
Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Confessa e abandona
sábado, 26 de setembro de 2009
Vida de estudante: estresse, continuação
Vida de estudante: estresse
E uma dos professoras insistiu em não aceitar trabalho individual. Pelo menos teve coragem de assumir que não aceita porque não tem tempo para corrigir todos os trabalhos. Mas escolheu ser professora.
Se não fomos criados na selva por macacos, como Tarzan, ou por lobos, como Mogli, e depois de formados procuramos emprego sozinhos, cada um por si, então, por que trabalho em grupo na faculdade?
Para completar o estresse, as duas pessoas do meu grupo ficaram de me enviar a parte de cada uma por email, para eu incluir a minha parte e formatar o trabalho, imprimir e levar no dia da entrega. O tempo foi passando e não recebia o material. E quase em cima da hora começaram a chegar as partes. Uma enviou alguma coisa e disse que mandava o restante depois. A outra enviou também. Mas quando vi, as duas enviaram textos copiados, com links e tudo, da Wikipédia. Gelei. O que eu faria com aquilo? Fiquei esperando mandarem o restante, e nada. O trabalho seria entregue na terça-feira e até domingo não chegou outro email. Fiquei a tarde toda refletindo sobre o que fazer, e pouco depois das 21h00 enviei email para as duas.
Tinha duas opões, ou formatava o material do jeito que mandaram, ou fazia tudo correto, mas sozinha. Escolhi a terceira opção, informei às duas que não faria o trabalho com elas e expliquei meus motivos. E fiquei sem nota, porque também não quis me estressar com a professora, que foi enfática em dizer que não aceitaria individual de jeito nenhum.
Agora vou ter que estudar muito para tirar uma boa nota na prova, que vai valer menos, por causa do trabalho. E as duas pessoas do grupo não responderam meus emails e uma delas não me cumprimentou no elevador. Fiquei sem nota e parece que fiz duas inimigas.
É, século 21, métodos de século 19.
Alimentação bíblica
Assim entendemos porque o meio ambiente está tão poluído, as pessoas comem seus lixeiros e ainda jogam lixo nos rios e mares.
Está explicado.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Dica de texto: as origens semíticas, israelitas e judaicas do povo hoje conhecido apenas por Igreja
Para pensar. Será? Algumas respostas? Faz sentido? E eles só postaram esse texto no blog.
"Assim diz o Soberano dos Exércitos: 'Naqueles dias, dez homens de todas as línguas e nações agarrarão firmemente a barra das vestes de um judeu e dirão: 'Nós vamos com você porque ouvimos dizer que o Eterno está com o seu povo"." Zacarias 8.23
Por falar em Corpo
If we are the Body do grupo Casting Crowns
Se somos o corpo
Está cheio o culto hoje
Enquanto ela entra quieta tentando sumir diante dos rostos
As garotas caçoando estão indo mais longe do que imaginam
Mais longe do que imaginam
Mas se somos o Corpo
Por que Seus braços não estão alcançando?
Por que Suas mãos não estão curando?
Por que Suas palavras não estão ensinando?
E se somos o Corpo
Por que Seus pés não estão indo?
Por que Seu amor não está mostrando-lhes que há um caminho?
Há um caminho
Um viajante está muito longe do lar
Ele tira seu paletó e quietamente se abaixa na última fileira
O peso do olhar julgador deles
Diz-lhe que suas chances são melhores na estrada
Jesus pagou um preço muito alto
Para nós selecionarmos e escolhermos quem pode vir
E somos o Corpo de Cristo
Jesus é o caminho
terça-feira, 22 de setembro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Perguntas que não querem calar
- Se masturbação é pecado, por que tanta gente utiliza o método de reprodução assistida? Isso não seria pragmatismo?
- Se antigamente não havia internet, e telefone era coisa rara, por que a culpa da pedofilia é da tecnologia, se os pedófilos de hoje são os abusados de ontem?
- Se não fomos criados por macacos ou lobos na selva, se não somos Tarzan ou Mogli, por que precisamos "socializar"? Essa é a desculpa de muitas mães, que não trabalham fora, mas enviam seus filhos de seis meses à creche e de dois anos à escola.
- E ainda, se não fomos criados por macacos ou lobos na selva, e se procuramos emprego individualmente, por que trabalho em grupo na faculdade? Uma professora teve coragem de assumir que não aceita trabalho individual porque não tem tempo para corrigir todos os trabalhos. Mas o aluno que trabalha precisa se virar em tempo para se reunir com os colegas.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
One day for change
Um Dia
Matisyahu
As vezes eu deito
Sob a lua
Agradeço a Deus, estou respirando
E rezo
Não me leve logo
Pois estou aqui por uma razão
Às vezes em minhas lágrimas me afogo
Mas eu nunca deixo isso me abalar
Por isso minha negatividade circula
Sei que um dia vai mudar
Porque
Todo o meu viver estive esperando
Estive rezando
Para o povo dizer
Que nós não queremos mais nenhuma luta.
Não haverá mais guerras.
Que as nossas crianças vão brincar
Isto não é sobre
Vencer ou perder
Porque todos nós perdemos
Quando eles se alimentam nas almas dos inocentes
Sangue encharcado de dor
Continue indo embora, a água entra em cena
Neste labirinto você pode perder o caminho (seu caminho)
Que poderia lhe deixar maluco, mas não deixe fazê-lo de modo algum.
Às vezes em minhas lágrimas me afogo
Mas eu nunca deixo isso me abalar
Por isso minha negatividade circula
Sei que um dia vai mudar
Porque
Todo o meu viver estive esperando
Estive rezando
Para o povo dizer
Que nós não queremos mais nenhuma luta.
Não haverá mais guerras.
Que as nossas crianças vão brincar
Um dia isso tudo vai mudar
Tratar as pessoas iguais
Parar com a violência
Acabar com o sofrimento
Um dia todo nós estaremos livres
E vamos se orgulhar de ser
Iguais
Cantando canções de liberdade
Todo o meu viver estive esperando
Estive rezando
Para o povo dizer
Que nós não queremos mais lutar
Não haverá mais guerras
E nossas crianças vão brincar
domingo, 13 de setembro de 2009
Bienal do Livro: eu fui!
Fotos: De Bonis
Cantinho da leitura na Floresta.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Dica de blog: Músicas de esperar pela pessoa
"Olá :) Fiz um post no meu blog recentemente sobre músicas que falam sobre a espera pela pessoa certa.. achei que vc iria gostar: http://mima-pumpkin.blogspot.com/2009/09/top-10-musicas-de-esperar-pela-pessoa.html
:) Abracos!"
Dica de leitura: A Oliveira, o único povo de Deus
Leia um trecho:
"Nas últimas décadas observa-se nas denominações cristãs, em geral, uma crescente aproximação a Israel. Essa aproximação manifesta-se de formas diversas: uns fazem peregrinações constantes a Jerusalém, outros procuram dar apoio ao regresso dos judeus a sua terra, outros começam a celebrar as festas bíblicas e o Shabbat. Existem ainda aqueles que simplesmente oram constantemente por Jerusalém e por Israel, muitos não entendendo porque, mas YHWH os move. As divergências abundam. No entanto, podemos claramente ver que o Espírito de Deus está suavemente retirando o seu povo das influências de Roma para a reconduzir ao plano original: integrar os gentios no seu povo eleito, detentor da sua Lei, dos Profetas, das promessas e dos Patriarcas (Rm 9.4-5). É verdade que as resistências têm sido firmes, mas também é verdade que não são suficientes para deter o plano divino."
sábado, 5 de setembro de 2009
Devolvam meu suco: o povo e o refrigerante
Se convidamos um grupo para uma festinha e pedimos que cada um leve sua bebida, o que eles vão comprar? Coca-cola. Mas se eu, que não bebo refrigerante – muito raro um Mineirinho – levar algo alternativo, tipo água tônica, chá gelado ou suco, ou até mesmo se levar um refrigerante que não seja a viciante Coca-cola, como Mineirinho ou Fanta, o que os outros vão beber? O meu alternativo. E quando vou procurar a minha bebida, já era, beberam tudo. Então eu pergunto, como diz minha amiga Cristina: por que compram Coca-cola? É condicionamento mental? Não conseguem pensar em outra coisa?
E ainda tem a outra situação em que sou a convidada. Sempre que vou à casa de amigos ou familiares, para almoços ou festinhas, eles servem o quê? Refrigerante. Educadamente agradeço e não aceito. Às vezes bebo água mesmo.
Mas quando faço uma reunião na minha casa, compro refrigerante para as visitas, porque é isso que elas servem em suas casas, então deduzo que gostem de refrigerante. E faço meu suco básico, lógico. Só que o mesmo povo que só serve refrigerante em suas festinhas bebe o que na minha casa? Meu suco. Ofereço, por educação: “Quer beber o quê? Tem guaraná, Fanta, suco de uva” (Coca-cola não compro, de jeito nenhum, vicia, então é droga). E respondem sem hesitação: “Suco de uva”. E bebem todo meu suco. E quando a festa acaba e todos vão embora, o que sobra para ficar na geladeira durante uma semana? O refrigerante, que muitas vezes vai ser jogado fora.
Aconteceu recentemente. Um grupo que veio de longe deu uma passadinha aqui em casa e preparei um lanchinho. Servi café, guaraná e suco de abacaxi (com couve e hortelã da minha horta). Já sabem o resultado. Eles beberam todo o suco e nem abriram o guaraná. E o elefante branco sobra para mim.
Então, agora acabou. Na minha casa só vou servir bebida alternativa, sucos, mate etc. Não compro mais refrigerante. Está decidido.
Vai entender esse povo.
Shabat shalom! Shiru Lamelech
Shiru Lamelech
Mordechai Ben David
Ve\'ato bonim shiru shiru
E vós filhos cantem, cantem
Ve\'ato bonim shiru Lamelech
E vós filhos cantem ao rei
Ve\'ato bonim shiru shiru shiru Lamelech
E vós filhos cantem, cantem, cantem ao rei
Betsiferets mefoar
Formoso e glorioso
Ve\'ashrei avodov oy avodov
E feliz o servo
Hamashmi\'im bekol bekol shivcho
Que anuncia a todos, a todos teu retorno
Ve\'ato bonim shiru shiru shiru Lamelech
E vós filhos cantem, cantem, cantem ao rei
Shiru shiru Lamelech.
Cantem, cantem ao rei