Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Receitas e dicas 35 - Molho caseiro de tomates frescos e secos

Foto: De Bonis
Meu molho de tomate, com tomate
fresco, tomate seco, cebola, cebolinha,
pimenta-do-reino, manjericão, orégano.
Este post é um P.S. em Receitas e dicas 9 - Congelando molho de tomate..., porque na minha nova fase de praticar a alimentação bíblica estou desconstruindo alguns hábitos aos poucos. E um deles é deixar de comprar produtos industrializados. Ainda não estou totalmente natureba, mas aos poucos vou substituindo alguns itens. E o molho de tomate foi um dos primeiros.

Não compro mais molho de tomate pronto, e sim faço o meu molho caseiro. Mas continuo congelando. Faço assim: preparo uma quantidade grande de molho e coloco em potes pequenos, com tampa e em formas de gelo e depois de congelado retiro e coloco os cubos em um pote com tampa, levo ao freezer e vou usando quando necessário.

E agora tenho uma dica para o molho ficar mais vermelhinho: além de tomates frescos, uso também tomates secos no preparo do molho. A quantidade não sei direito, mas acho que uso 200g de tomates secos para 1kg de tomate fresco.

Para preparar o molho lavo e corto os tomates frescos sem pele e sementes e depois trituro no processador ou liquidificador, junto com os temperos, alho, cebola, salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta-do-reino, noz moscada, sal. Enfim, tempero a gosto. 
Coloco em uma panela e reservo.
Em seguida trituro os tomates secos separados dos frescos, porque eles têm textura diferente e às vezes não ficam bem processados, e ainda acrescento meio copo de água.
Misturo com o que está na panela. Refogo tudo junto, com um fio de azeite, deixo cinco minutos depois da fervura, e pronto.
Depois de frio, distribuo nos potes e levo ao freezer.
Ah, não podemos esquecer de colocar cenoura ou uma colher de chá de açúcar para quebrar a acidez.

P.S.: Esqueci de dizer que também sei fazer tomates secos em casa, mas há muito tempo não faço. Tenho usado tomates secos comprados no mercado mesmo. Mas isso é assunto para nova dica, outro dia posto a receita dos tomates secos feitos em casa.

Nenhum comentário: